logo RCN

ARME-SE QUEM PUDER! SOCIEDADE REGREDINDO?

'Prefere sacar Lei Maria da Penha ou uma pistola? '



Essa foi a frase dita a uma plateia, pelo governante de um país, não muito distante daqui, no último dia 03 de setembro.

Em 1990 o pensador norte-americano Alvin Toffler, escreveu um livro intitulado: "Powershift: as mudanças do poder". Nesse livro o autor explica que o poder na sociedade sofreu três grandes transformações. Na pré-história da humanidade o poder consistia na posse da força, seja ela física ou por meio de armas, ou seja, para se defender dos animais ou da tribo inimiga, era necessário estar armado com arcos, flechas e ter um bom condicionamento físico para lutar e vencer o inimigo. Com o passar do tempo e invenção da moeda, do comércio, a força física e o armamento vão dando espaço ao dinheiro, ou seja, tem mais poder quem tem mais capacidade de comprar e acumular bens.
Com o avanço tecnológico e científico, segundo o autor, a sociedade evolui para uma nova era, a era do conhecimento. Tem poder quem tem conhecimento e não apenas dinheiro. Por exemplo, uma pessoa pode ser milionária, mas se não souber ler e calcular, pode facilmente cair num golpe e perder todo seu dinheiro. Um hacker que domina informática, pode entrar em sua conta bancária. Outro exemplo, posso ter milhões guardados ou aplicados em imóveis, diante de uma grande crise financeira, posso perder tudo. Por outro lado, se eu tiver investido em conhecimento, diplomas, posso mudar de país e recomeçar minha vida. O conhecimento não se rouba, não se perde, por isso, segundo o autor, atualmente o conhecimento é mais valorizado do que a simples posse do dinheiro. Antigamente o pai aconselhava o filho a trabalhar para "fazer um pé de meia" e atualmente o conselho é: "estude".
Enfim, na sociedade do conhecimento, por meio da ciência e tecnologia busca-se organizar uma sociedade onde haja menor necessidade de força física e maior emprego da força cerebral. Se produzem máquinas e computadores, também se investe mais em educação para que a sociedade se organize em torno do diálogo, democracia e da ética. Surge o Estado moderno, as leis, a Constituição com direitos e deveres, e para conter a violência é criada uma força especial para isso, como o setor de segurança pública.
Na sociedade moderna, o Estado organiza e protege os indivíduos. Quando um governante aconselha seu povo a comprar uma arma para a própria defesa, ele está regredindo historicamente, está deixando de cumprir seu papel como estadista. Está lavando as mãos e demonstrando sua incompetência para proteger seu povo. É um discurso atrasado e destoado do Século XXI.
Meu sonho é que minha filha viva em uma sociedade onde ela nunca precise usar uma arma para se defender... Que ela possa estudar história e saber que em pleno século XXI tivemos governantes pré-históricos.
Que possamos construir uma sociedade sintonizada com a evolução da humanidade, com o conhecimento. Mais livros e menos armas! Mais bibliotecas e menos clubes de tiro!

Referência bibliográfica
TOFFLER, Alvin. Powershift: as mudanças do poder. Traduzido por Luiz Carlos do Nascimento Silva. 2ed. Rio de Janeiro: Record, 1990.

Prof. Evandro Ricardo Guindani
Universidade Federal do Pampa - Unipampa
São Borja-RS



FUNCIONALIDADE DA DIDÁTICA APLICADA V Anterior

FUNCIONALIDADE DA DIDÁTICA APLICADA V

SUPLEMENTOS LITERÁRIOS E ESCRITORES DO BRASI Próximo

SUPLEMENTOS LITERÁRIOS E ESCRITORES DO BRASI

Deixe seu comentário