logo RCN
VOLTANDO NO TEMPO

Arabutã Futebol Clube de 1944 a 2022 completa 78 anos de sua fundação

1989 - 2022 - são 33 anos de trabalho prestado.

Reencontro de Gerações do Arabutã Futebol Clube após 78 anos de sua fundação, sendo o clube de 10/11/1944, porém, a comemoração ocorreu no sábado, 12 de novembro, no Estádio da Baixada Rubra, no Parque e Jardim Ouro, município de Ouro (SC).  
A Reportagem de O TEMPO jornal de fato também fez a cobertura do evento, com transmissão ao vivo pelas redes de interação social, sendo que as lembranças foram para os técnicos, diretorias, atletas, torcedores, colaboradores e voluntários.
Os homenageados com um troféu aos com mais de 65 anos de idade, também lembrado de todas as outras gerações, sendo uma bonita festa, consequentemente, nos períodos da manhã e tarde foi de sol e à noite choveu.
Não teve jogo, e sim, o reencontro serviu para se abraçar, para apertos de mãos, dialogar, rever amigos, valorizar as homenagens, almoçar, enfim, passar o tempo agradável e relembrar dos bons tempos.
 
Estiveram reunidos no sábado para integrar, congratular, recordar as histórias marcantes do nosso querido alvirrubro da Baixada que na última quinta-feira, dia 10 de novembro, celebrou 78 anos de fundação.
Foi celebrado e homenageado aqueles personagens marcantes que vestiram essa camisa e que honraram a história do nosso querido Arabutã Futebol Clube.
A diretoria e a Comissão Organizadora agradecem de coração a presença de todos que aceitaram o convite e que engrandeceram o evento. Salve o o glorioso Arabutã.
Foi convido as autoridades para compor o local de honra e que teve início as homenagens, sendo o presidente do Arabutã - Felipe Miquelotto, vice-presidente Juliano Viganó e o diretor de Esportes - Adilson Zambom, Claudir Duarte - prefeito de Ouro, Rene Modena - vice-prefeito de Ouro, também estava no protocolo, mas não puderam marcar presença: Nilvo Dorini - prefeito de Capinzal, Elone Masson - presidente da Câmara de Vereadores de Ouro, Rafael Tonial - presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal.
Adilson Zambon, atleta do master e Diretor Esportivo do Arabutã usou da palavra, para deixar a sua mensagem de boas-vindas, falar da importância desse encontro e destacar o trabalho que está sendo realizado pela atual diretoria do Arabutã.  
Em nome da organização gostaria de agradecer a presença das demais autoridades municipais aqui representadas: secretários, diretores de esportes, vereadores, dirigentes esportivos e outras lideranças municipais e regionais. Sintam-se todos acolhidos e abraçados.
Da mesma forma, a Arabutã agradece a presença dos representantes dos veículos de comunicação de divulgam o trabalho da equipe e cobrem este evento histórico: Capinzal FM, Massa FM, Rádio Nativa FM, Rádio Cidade FM, Jornal O Tempo, Jornal A Semana e também os portais de notícias.
Ao Studio Foto Real, através do Alexandre Barato e sua equipe. As fotos deste evento estão à disposição no Studio Foto Real.
PAINEL DE FOTOS - com mais de 300 imagens, colocadas em local de destaque. Fotos históricas que vão desde o início da construção do Estádio da Baixada Rubra, passando pelas diversas conquistas que o clube obteve ao longo destes 78 anos, até os dias de hoje. Há um grupo de abnegados do Arabutã que está auxiliando a atual diretoria a registrar os fatos marcantes do clube, seus dirigentes, seus atletas, seus colaboradores... A esses nossa gratidão.

HOMENAGEM AOS EX-PRESIDENTES
Uma história tão bonita e imponente como essa do Arabutã foi construída com muito sacrifício, com muita dedicação, com o envolvimento de muita gente. É a esses ilustres dirigentes, atletas, colaboradores, admiradores que a atual diretoria quer homenagear neste momento.
Ex-presidentes vivos ou aqui representados por algum familiar.
Álvaro Gardini, Aldi José da Silva (Nego) - In Memorian, Breno Montanari - In Memorian, Daniel Rodrigues da Silva - In Memorian, Elói Correia, Felipe Miquelotto, Irenito Miquelotto, José Leonardo Santos - In Memorian, Lírio Zortéa, Rogério Biazotto, Sérgio Durigon, Severino Dambrós e Valêncio José De Souza

A diretoria também faz questão de entregar um troféu de recordação dos 78 anos para a senhora CARMÍNIA ZÓCOLLI FLECK que foi colaboradora e que foi princesa do Arabutã.

Convidado também aos familiares do senhor HERMINDO VIECELLI (in memoria) que aceitaram o convite da diretoria e estão aqui também para receber esse troféu alusivo aos 78 anos.
Elói Correia em nome de todos os ex-presidentes homenageados, deixa a sua mensagem neste momento histórico.

HOMENAGEM PÓSTUMA AOS EX-PRESIDENTES E EX-COLABORADORES
Além desses dirigentes aqui mencionados e homenageados, há muitos outros que deixaram o seu nome marcado na história do Arabutã que infelizmente não estão mais entre nós. Que estão na morada eterna e que de lá estão torcendo para continuidade do Arabutã. A estes ex-presidentes e ex-colaboradores falecidos a atual diretoria faz menção especial e póstuma.
Aldi José Da Silva - Nego, Armando Viecelli, Benjamin Miqueloto, Breno José Toaldo, Breno Montanari, Claudino Stringhini, Daniel Rodrigues Da Silva - Dadá, Dileto Bertaiolli, Egídio Bazzo - Titi, Enio Azevedo, Ernesto Viecelli, Eurides Gomes Da Silva, Francisco Martins - Chico Da Estação, Gabriel Casagrande, Heitor Domingos Carelli - Tito, Hermindo Viecelli, Irineu José Maestri, Irineu Miqueloto, Ivo Luiz Bazzo, Jango Costa, João Edelberto Fontes, José Falabreti, José Leonardo Santos - Juca, José Martinazzo - Seu Rico, Luiz Siviero Sobrinho, Mário da Rosa - Ferro, Oneide Andrioni, Orestes Francisco Antunes, Orlando - Dedé, Osmar Reser - Galo Véio, Peito De Pomba, Rogério Toaldo, Romeu Neis, Sady Brancher, Sergio Riquetti, Sr. Nicolas, Valter Corrêa da Silva e Vilson Dambros - Magrão
São alguns nomes que a diretoria pesquisou, recordou, mas a gama de saudosos e ilustres dirigentes e colaboradores do Arabutã é muito grande. Todos eles com o nome marcado na história do clube e lembrados com muito respeito e admiração.


HOMENAGEM AOS EX-ATLETAS (ACIMA DE 65)
Uma das propostas desse Reencontro de Gerações é reconhecer o esforço daqueles que honraram este manto alvirrubro ao longo da história. Como dito anteriormente, um grupo de ex-dirigentes e admiradores está trabalhando para resgatar e eternizar os personagens dessa história.
Essa equipe elaborou uma relação de 50 ex-atletas que estão com 65 anos ou mais, que vestiram a camisa, que honraram essa instituição. Vamos homenagear então com a entrega de um troféu dos 78 anos:
Adair Vidi, Ademir Luiz Rech, Aguinaldo Ferreira De Souza, Aldair Da Silva - Ico, Antonio Eliseu Alves, Antonio Gramázio - Pitchas, Apolonio Spadini, Benjamim Da Silva, Carmelino Nora, Daniel Da Silva, Darci Callai, Darci Pizzoni, Dari De Souza, Dirceu Baretta - Vermelho, Dirceu Zucco, Dorneles Rodrigues Lago, Elio Novello, Elói Correia, Elói Dambros, Euclides Riquetti, Evancir Da Silva (Pelé), Francisco Ribeiro - Chico, Frei Davi, Gilberto Callai, Hilario De Oliveira, Irenito Miquelotto, Ivanir De Almeida Souza - Koquiara, Joe Luiz Bertola, Jorge Bonamigo, Luis Carlos Streme (Pipoca), Maumir Padilha (Mazo), Nelson Gonçalves - Pigmeu, Neri Miquelotto, Pedro Antonio De Mattos  - Pedroca, Robson Baretta, Rubens Leal, Sérgio Correia - Mídio, Sérgio Durigon, Severino Dambros, Valcir Marcon, Valdir Souza - Koquiarinha, Valêncio José De Souza, Valmir Soares (Pingo), Valmir Vidi, Vicente Gramázio, Vilmar Matté, Vilmar Ronsani - Teco, Vilson Ronsani - Seco e Wilson Luiz Farias.
O ex-atleta e um dos incentivadores deste evento, RUBENS LEAL, o Binho, disse o que representa esse reconhecimento da diretoria.

HOMENAGEM PÓSTUMA AOS EX-ATLETAS (ACIMA DE 65)
Prestado homenagem póstuma, com um a entrega a seus familiares de um troféu aos ex-atletas falecidos que estariam com 65 anos ou mais.
Adelino Surdi, Biluca, Carlos Alberto Da Silva - Carlinhos, Chiquinho Varela, Clóvis Dambros - Jundiá, Dirceu Cadore - Cadorna, Etelvino Golin, Flauta, Glademir Gonçalves - Gade, Guilherme Doin, Hilário Da Rosa - Xuxu, Hugo Bazzo, Ivonei Bazzo, Jair Maziero - Tati, Joãozinho Bebber, Laudo Viccari - Gatão, Lauri Muller - Bisteca, Lauro Tabachuck, Leonel Golin, Mantovani (25), Márcio Antonio Rodrigues - Pimba, Olivo Susin - Xexéu, Orlando Generoso (Dedé), Osni Silva - Flamenguinho, Pedro Raimundo Hilgert - Camomila, Plauto Dambros, Roque Manfredini, Santo Golin, Sérgio Luiz Scarton, Tchule, Tiãozinho, Toni Golin, Vivaldino Dos Santos (Urco), Valcir Amélio Moretto, Vilson Dambros - Magrão e Zé Preto
É importante destacar que tanto a lista dos homenageados em vida quanto dos que estão recebendo homenagem póstuma vai sendo atualizada frequentemente pela diretoria. Os que não receberam a homenagem hoje, serão homenageados no ano que vem na festa dos 79 anos, serão homenageados em 2024 da festa dos 80 anos. A diretoria conta com vocês inclusive para lembrar dos nomes que contribuíram com a história do Arabutã.

DEMAIS ATLETAS
Conforme dito, a intenção da diretoria é tornar tradicional essa solenidade, sempre na primeira quinzena de novembro, para comemorar o aniversário de fundação no clube e para confraternizar com aqueles que construíram a sua história.  
Temos aqui uma relação de atletas com idade entre 50 e 65 anos que serão homenageados no próximo ano.
Arabutã Futebol Clube - Atletas De 50 A 65 Anos: Ademir Lopes (Mile), Ademir Luiz Antunes,
Ademir Toigo, Adilson José Zambão, Adonis José Antunes, Aldo Azevedo, Altair Pereira, Amantino Dos Anjos, Antonio Macio Rodrigues (Aranha), Auri Debus, Auri Thomé, Birola, Biscoito, Carlos Alberto Urban Paim - Maninho, Carlos Augusto, Carlos Roberto Da Silva (Polaco), Célio Do Prado (Titi), Charles Otero, Claudinho (Assis), Cristiano Dos Santos, Diocelir Zanini, Élcio, Elson Chaves (Dinho), Elisio André Turatto (Crato Ce), Eloi Debus, Flavio Serafim, Frank De Souza, Gerson Da Silva (Tita), Gota, Guta, Ildemar Tieppo, Ivair Helt, Ivanei Frá - Forma, Ivonir Maestri, Jackson Kiaticoski, Jaguari, Jair De Oliveira (Tanaka), Jairo Rodrigues, João Alves (Joanzinho), Jorge Thomé, José Anildo Ramos (Guapo), Juliano Dambrós, Ladir Montanari, Luis Carlos Bortoli (Lilico), Luiz Carlos Da Silva, Luiz Lopes (Nene), Marcão (Xerife), Maurício Dambros, Mauricio Viel, Milton Bazzo, Nego Maziero, Nene Stopassola, Paulão, Paulo Friguetto, Paulo Rodrigo Ribeiro, Paulo Sergio Chaves (Pneu), Renato Soccol, Reni Carlos Thomazoni (Sena), Sérginho Correia, Sergio Rodrigues Dos Santos, Taffarel, Tarcisio, Valcir Dambrós (Pelé), Valdir Thomé e Valdir Thomé.
Essa lista, com certeza, vai sendo atualizada pela diretoria e no próximo ano, esses serão merecidamente homenageados.

TÍTULOS
Ao longo da sua história muitos foram os títulos conquistados pelo Arabutã.
O clube foi Campeão da Taça Barriga Verde em 1993; Campeão Regional em 1993-1994; Vice-Campeão Estadual em 1993-1994; Bicampeão da Taça Barriga Verde em 1994; Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1994; o clube foi Campeão Estadual de Amadores em 1995, talvez a mais importante conquista da sua história.
Durante o ano de 1995, o clube manteve uma escolinha com mais de 100 atletas, liderada pelo professor Antonio Nunes, o Lico, e com apoio da comunidade capinzalense e fundação.
A diretoria faz questão de agradecer as empresas que empresas: Aumecal (Valêncio), Bareta Artefatos (Roberto Baretta), Auto Elite (Benoni Viel), Bradesco (Guarani), Besc, Contábil Razão (Sergio Scarton), Qualimaq, Hachman (Irineu José Maestri), D'agostini S/A, Banco Do Brasil.
PESSOAS:     Nilvo Dorini,Valcir Amélio Moretto (Rigomor), Alcides Borges, Gilberto Callai, Nadilce Dambrós, Sergio Riquetti (In Memoria), Sergio Durigon, Odir Fontana, Brenno José Toaldo, Edinei Baretta, Dioni Maestri (In Memoria), Ademir Miola E Rogerio Biazoto.
Foram estes que auxiliaram financeiramente para a manutenção da Escolinha do Arabutã comandada pelo professor Antonio Nunes, o Lico.

BRINDES
Teve também uma relação de empresas que doaram brindes ou colaboraram com esse evento, são elas: Afonso Barbearia, Bala Seguros, Casa Dos Esportes, Copernostra - Coperativa Regional Dos Agricultores, Cresol, Estúdio Foto Real, Hidra Ouro, Kalu Malhas E Modas, Ludovino Soccol, Máquina Do Som, Ouro Luz Acabamentos, Ourograf, Proart - Comunicação Visual, Revestir Acabamentos, Rm Caça e Pesca, SC Cores E Decorações, Tinsul Tintas.

Aldo Azevedo / jornalista


Arabutã campeão da Grande Joaçaba, campeonato promovido pela Liga Esportiva Oeste Catarinense (LEOC), no ano de 1973, considerada a melhor equipe de todos os tempos.
Em pé da esquerda para a direita: Vilson (Técnico), Tchule, Vermelho, Piper, Joe, Téco, Jundiá, Kokiara e Matté.
Agachados: Olivo, Severino, Ico, Flamenguinho, Chico e Binho.


Em pé: Breno (presidente), Peroto, Jundiá, Coquiara, Severino, Joe, Teco, Montila, Dal Bello, Tchule, Olivo Susin, Ermindo Viecelli (patrono) e Vilson Dambrós (técnico). Agachados: Tio Pé, Pimba, Matté, Chico, Ico, Flamenguinho, Binho, Vilson Streme, Daniel e Camomila.

Arabutã e suas conquistas na década de 1990.


CDL Jovem repassa recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Capinzal Anterior

CDL Jovem repassa recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Capinzal

Deus, pátria, família e liberdade? Próximo

Deus, pátria, família e liberdade?

Deixe seu comentário