logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Ansiedade e pressa: a lógica do sistema “Aonde leva essa loucura. Qual é a lógica do sistema”.

Ansiedade e pressa: a lógica do sistema “Aonde leva essa loucura. Qual é a lógica do sistema”.

Este é o trecho de uma canção composta por Humberto Gessinger, vocalista da banda gaúcha: “Engenheiros do Hawaii”...

Andando pela rua, no trabalho, nas redes sociais, percebo que as pessoas estão cada vez mais com pressa, com menos tempo, mais ansiosas e consumindo mais remédios. Tomam remédio para dormir, remédio para levantar e remédio para suportar o dia. É a sociedade do cansaço, conforme retrata o livro, com esse mesmo título, escrito pelo filósofo sul-coerano, Byung-Chul Han.

De acordo com o pensamento de Han, o cansaço é uma resposta do corpo para o excesso de positividade e cobrança que a sociedade impõe. A sociedade impõe uma cobrança para crianças de 4, 5 anos, por meio dos pais que já querem ver seus filhos lendo e fazendo operações matemáticas. Muitos adultos impõe diversas atividades para crianças, com a justificativa de proporcionar um melhor desenvolvimento das suas habilidades. Assim, com 9, 10 anos, muitas crianças já fazem curso de língua estrangeira, praticam diferentes modalidades esportivas, música, dança, etc... Crianças que deveriam ter seu tempo livre para criar, imaginar, entram numa loucura dentro da lógica do sistema, compondo assim uma sociedade do cansaço.

Isso é mais intenso em famílias de classe média que matriculam seus filhos em escolas privadas, que desde 11 ou 12 anos chegam a ficar 8 horas de um dia, sentados dentro de uma sala de aula, com a justificativa de que estão se preparando para a vida profissional. E eu diria, estão se preparando para entrar na lógica do sistema. E qual o resultado dessa loucura? Crianças doentes, usando medicação de forma muito precoce. Quando chega o final de semana, estão com inúmeras tarefas escolares, entram num ritmo competitivo, se cobram para tirar as melhores notas da turma. São premiados por isso. E assim vão entrando na lógica do sistema. Um sistema que está deixando as pessoas cansadas, doentes, com excesso de estímulos visuais e cobranças de todos os lados.

Será que conseguiremos diminuir o ritmo? Temos pressa para que? Para trabalhar incansavelmente para aumentar os dividendos de grandes acionistas das corporações empresariais? Pressa para adoecer mais cedo? Para consumir mais remédios? Para enriquecer a indústria farmacêutica?

Me ajude a responder: Aonde leva essa loucura?



É BOM SABER... Celebração da vida Anterior

É BOM SABER... Celebração da vida

SEJA UMA PESSOA DISCIPLINADA! Professor Me. Ciro José Toaldo Próximo

SEJA UMA PESSOA DISCIPLINADA! Professor Me. Ciro José Toaldo

Deixe seu comentário