logo RCN

Administração Municipal de Ouro, presta homenagem aos ex-prefeito

  • Aldo Azevedo - jornalista - Dr. Nelson de Souza Infeld ? Foi o primeiro prefeito do município de Ouro, nomeado pelo Governador do Estado.

Em comemoração alusiva aos 59 anos de emancipação político administrativa

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Em comemoração alusiva aos 59 anos de emancipação político administrativa


        A Administração Municipal de Ouro (SC), gestão adm 2021 a 2024, a pedido do prefeito Claudir Duarte (Dire) e do vice-prefeito Rene Modena, foi acrescentado na programação 59 anos de emancipação político-administrativo (07 de abril de 1963) homenagem, reconhecimento e valorização aos prefeitos.
Evento realizado no salão de festas da Capela São João Batista, no Parque e Jardim Ouro, sexta-feira, 29/04/2022, às 19h, o qual foi motivo de alegria e serviu de encontro aos vereadores, familiares, prefeito e vice-prefeito atuais, que prestigiaram os ex-prefeitos e familiares destes, já que o Município completou 59 anos de história, de lutas e conquistas.
        Este evento é uma forma de lembrar e gratificar vocês que prestaram seu trabalho e contribuíram pela melhoria de nosso município. É de grande importância resgatar a essência do trabalho de cada um presente nesta noite.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Foto legenda: Em pé da esquerda para a direita: Elone, Durigon, Modena, Pastore, Neri, Vitor, Dire e Rene. Sentados: Nelson Infeld, Luiz Gonzaga Bonissoni Neto representante de seu avô, Luiz Gonzaga Bonissoni, Ione Bazzo Dambros representante de seu pai Ivo Luiz Bazzo, Mingo e Riquetti. Obs: A ordem que ocuparam o mandato, é da esquerda para a direita sentados, da mesma forma em pé, ou seja, da esquerda para direita.


       Hoje estaremos homenageando atores políticos que contribuíram para o crescimento do município de Ouro e a valorização de nossa gente.
       Os colonizadores que vieram de terras distantes e apostaram que Ouro seria o lugar de seus sonhos, construíram uma história de prosperidade e progresso aos quais é prestado o agradecimento, mas que se tem o compromisso de continuar a trabalhar e lutar para o crescimento e engrandecimento desta terra e de nossa gente.
      A Mesa de Honra foi composta pelo atual prefeito Claudia Duarte (Dire), vice-prefeito Rene Modena, a presidente do Legislativo local Elone Maria Ribeiro Masson, deputados estaduais Marcos Vieira e Romildo Titon e os ex-prefeitos, são eles:
     - O primeiro prefeito do município de Ouro, NELSON DE SOUZA INFELD, que exerceu o mandato de 07/04/1963 a 27/10/1963.
     - Luiz Gonzaga Bonissoni Neto representante de seu avô, LUIZ GONZAGA BONISSONI (In memoriam),  de 27/10/1963 a 31/01/1969.
    - Ione Bazzo Dambros representante de seu pai IVO LUIZ BAZZO (In memoriam), mandatos de 31/01/1969 a 31/01/1973 e de 01/02/1977 a 01/02/1983.
    - Foi Prefeito também ADAUTO FRANCISCO COLOMBO (In memoriam) de 31/01/1973 a 01/02/1977, sendo justificada a ausência de representante.
   - DOMINGOS ANTÔNIO BOFF (MINGO) mandatos de 01/02/1983 a 01/01/1989 e 01/01/1993 a 01/01/1997.
   - EUCLIDES CELITO RIQUETTI de 01/01/1989 a 01/01/1993.
   - SÉRGIO DURIGON mandatos de 01/01/1997 a 01/01/2001 e de 01/01/2001 a 01/01/2005.
   - NÉZIO MODENA que era presidente do Legislativo e exerceu mandato de 01/01/2005 a 21/02/2005.
   - JOSÉ CAMILO PASTORE de 21/02/2005 a 31/12/2008.
   - NERI LUIZ MIQUELOTTO mandatos de 01/01/2009 a 31/12/2012 e de 01/01/2017 a 31/12/2020.
   - VITOR JOÃO FACCIN de 01/01/2013 a 31/12/2016.
   

       Usaram da palavra apresidente do Legislativo local Elone Masson, o vice-prefeito Rene Modena, os deputados Marcos Vieira e Romildo Titon, Nelson de Souza Infeld que falou em nome de todos os ex-prefeitos, também o atual prefeito Claudir (Dire).

       Cada ex-Prefeito homenageado foi contado um pouco da história no telão e entregue uma placa de honra, são eles:


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Infeld e Dire.


       - Dr. Nelson de Souza Infeld - Foi o primeiro prefeito do município de Ouro, nomeado pelo Governador do Estado. O convite lhe foi feito pelo prefeito de Capinzal, Sílvio Santos, que via nele a pessoa ideal para organizar um novo município, o qual se desmembrava de Capinzal. Seu mandato iniciou-se em 07 de abril de 1963, quando da instalação do Município, findando em 27 de outubro do mesmo ano. Infeld era um jovem advogado e foi muito importante para as primeiras ações da administração. Houve a necessidade de se organizar um sistema contábil e financeiro para que os registros e a movimentação financeira pudesse ser realizada.
       Foi composta uma equipe bastante enxuta para a organização burocrática e outra para os serviços de manutenção e conservação das vias urbanas e rurais, bem como as artes correntes. As pontes eram construídas de madeira, e os bueiros com pedras sobrepostas.  Na cidade havia os chamados portões ou cancelas, que eram fechados nos dias chuvosos, apenas com liberação para veículos que estivessem atendendo situações de emergência, como o transporte de pessoas para serem atendidas nos hospitais de Capinzal. Um era localizado na saída para Joaçaba, ali próximo da Cadeia Pública, defronte a residência de Rozimbo Baretta, que detinha as chaves do mesmo. Um segundo portão era localizado nos altos da Rua Presidente Kennedy, que era controlado por Valdemar Dambrós, popularmente chamado de "Baitaca". O terceiro, era localizado nas proximidades da residência de Waldemar Dambrós, este cognominado de "Corote", uns 100 metros ao sul da atual Unidade sanitária Central. Os jipes Willys eram tracionados apenas nas rodas traseiras e eram colocadas correntes nos pneus para a rodagem em dias chuvosos. O mesmo acontecia com os caminhões e pick-ups que traziam porcos para o abate no Frigorífico Ouro, localizado em Capinzal.
       As bases organizacionais implementadas por Nelson de Souza Infeld foram fundamentais para que o município criasse as próprias leis que eram submetidas para apreciação e aprovação dos vereadores que compunham a Câmara Municipal. A formação como advogado foi relevante sob todos os aspectos de sua administração.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene,Luiz Gonzaga Bonissoni Neto representante de seu avô, Luiz Gonzaga e Dire.


      - Luiz Gonzaga Bonissoni - Foi o primeiro prefeito eleito. Na época, não havia a figura do Vice-prefeito, sendo que o eventual substituto do titular era o vereador Presidente da Câmara.  Seu mandato iniciou-se em 27 de outubro de 1963 e foi concluído em 31 de janeiro de 1969.
      Com o sistema administrativo já bem organizado e gerenciado por pessoas altamente competentes e experientes, o novo prefeito passou a realizar importantes melhorias na infraestrutura urbana e rural. Recebeu alguns equipamentos do município-mãe, do governo estadual, e também adquiriu outros.
      Contratou experientes motoristas e operadores de máquinas pesadas, passou a realizar encascalhamentos de estradas, construção de pontes, reivindicou melhorias das edificações das escolas da rede estadual, da iluminação urbana e as bases para o início da eletrificação rural. Adquiriu áreas para a implantação dos bens públicos e deu continuidade à pavimentação, com paralelepípedos, da Rua Felipe Schmidt, a partir da residência de Amélio Dalssasso, que foi substituída pela casa onde até recentemente viveu o casal Jardino Viel e Dona Polônia.
      Formou equipes para trabalhar na conservação de estradas, sendo que os moradores da área rural doavam dias de serviço para ajudar no trabalho. O cascalho para a conservação das estradas era, na maioria das vezes, tirado dos barrancos laterais dos leitos das mesmas, com picaretas e carregados em carroças tracionadas a boi para ser espalhado. Os bueiros eram construídos na base da picareta e com pedras. Tal prática imperou por quase duas décadas.
      Bonissoni era um ser humano de formação em seminário, maestro conhecedor de música, executor instrumental, e administrador empresarial. Tinha muita habilidade no trato com o ser humano e se constituía num político bastante conciliador. Deixou-nos a Praça Pio XII, um dos pontos mais belos da cidade.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Ione Bazzo Dambros representante de seu pai Ivo Luiz Bazzo e Dire.


      - Ivo Luiz Bazzo - Foi prefeito por dois mandatos, de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973, e de 01 de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983. Empresário e político, teve como vice-prefeito no primeiro mandato o empresário Saul Parisotto e no segundo outro empresário, Sérgio Riquetti.
      Com dedicação exclusiva aos compromissos de prefeito municipal, Bazzo acompanhava todas as ações do município, desde a situação contábil e financeira até a execução de obras. Bem organizado, anotava os pedidos da população em papéis que guardava no bolso da camisa e, todas as manhãs, verificava o que tinha feito e passava em novo papel o que restava a fazer. Em cadernos, registrava tudo o que fazia. Também exigia que seus Diretores de Obras registrassem, em cadernos, todos os serviços executados pelas máquinas, diariamente.  Ampliou significativamente os serviços de pavimentação urbana, construiu pontes em concreto armado e adquiriu e instalou uma fábrica de tubos de concreto vibrado junto à garagem municipal. Construiu o prédio da Municipalidade, a Unidade Central de Saúde, o prédio da Biblioteca Municipal. Implantou redes de águas do Simae no Parque e Jardim Ouro e no Bairro   Nossa Senhora dos Navegantes.
     Conseguiu ampliar significativamente as redes de energia na área rural, e construiu escolas em alvenaria nas comunidades em substituição às de madeira. Instalou o primeiro telefone na  área rural, na comunidade de Linha Sete de Setembro, hoje Distrito de Santa Lúcia. Propôs e teve lei aprovada isentando os agricultores do pagamento de impostos de conservação de estradas, passando estes a ficarem compromissados a efetuarem as roçadas nas testadas de suas propriedades, uma vez no início do outono e outra no início da primavera. Também idealizou a Festa do Colono, com sua primeira edição realizada em 1981, na comunidade de Pinheiro do Meio. Em seu segundo mandato, a grande conquista foi a pavimentação, pelo Governo do estado, da Rodovia ligando Ouro a Lacerdópolis e Joaçaba.


      - Adauto Francisco Colombo - Formado em técnico de contabilidade e em administração de empresas, foi prefeito no período compreendido entre 31 de janeiro de 1973 a 01 de fevereiro de 1977, tendo como vice o empresário Juventino Baretta.
      Grandes e importantes obras foram executadas e projetos implementados em seu mandato. O Sistema de captação, tratamento e distribuição de águas pelo SIMAE foi implantado em conjunto com o município de Capinzal, com isso a população obteve grandes ganhos em termos de saúde. Construiu o Ginásio Municipal de Esportes André Colombo, na época o mais moderno do vale do Rio do Peixe, realizando ali grandes e memoráveis eventos esportivos.  Fundou a Biblioteca Municipal Prefeito Ivo Luiz Bazzo e sistematizou o Sistema Municipal de   Ensino. Adquiriu máquinas modernas para a melhoria das estradas rurais e realizou obras de artes correntes. Em convênio com o Governo do Estado, foi construído o prédio atual do Colégio Estadual Prefeito Sílvio Santos. Realizou significativa melhoria na infraestrutura esportiva das comunidades rurais. Melhorou o Parque de Máquinas e apoiou o replantio de florestas.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Mingo e Dire.



      - Domingos Antônio Boff (Mingo) - Empresário e operador de máquinas, foi prefeito em Ouro de 01 de fevereiro de 1983 a 01 de janeiro de 1989, e de 01 de janeiro de 1993 a 01 de janeiro de 1997. No seu primeiro mandato teve como Vice o empresário Lúcido Vitorazzi e no segundo o Sr. Carmelino Nora. Pelo seu conhecimento no trabalho de conservação de estradas, investiu na melhoria do parque de máquinas e na construção de pontes de concreto armado nos riachos da área rural, bem como na implantação de bueiros de concreto.
     No seu primeiro mandato,  o município sofreu com a grande enchente de 07 de julho de 1983, que causou grandes prejuízos nos bens públicos e destruiu parcialmente a Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza. Reconstruída, foi destruída por intenso vendaval, sendo que novamente a reconstruiu. Na ocasião, o Ginásio Municipal de Esportes André Colombo teve perda parcial de sua cobertura e sua estrutura comprometida, sendo reconstruído. Quando da enchente, o ginásio foi invadido pelas águas, com destruição do piso e danos nos vestiários e banheiros.
      Construiu o prédio da Escola do Parque e Jardim Ouro e a creche Pedacinho do Céu, iniciando a construção da creche Raio de Sol, no Bairro Nossa Senhora dos Navegantes. Reestruturou o transporte escolar com início da aquisição de frota própria de ônibus. Implantou pavimentação com paralelepípedos em ruas dos bairros e o primeiro asfaltamento da Rua Felipe Schmidt. Melhorou, em muito, a arborização da cidade, principalmente na ligação da cidade com o Parque e Jardim Ouro.
      Na agricultura, buscou alternativas de pastagens e implantou o serviço de inseminação bovina. Na Habitação, iniciou a execução do projeto de construção de 50 moradias no bairro Alvorada.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Riquetti e Dire.



      - Euclides Celito Riquetti - Foi prefeito em Ouro no período de 01 de janeiro de 1989 a 01 de janeiro de 1993. Com formação em Técnico em Contabilidade, gerente de empresas e professor de carreira nas disciplinas de Português e Inglês, Riquetti teve como Vice o dentista prático e empresário Nadir Zanini.
      Seu primeiro desafio foi concluir as obras do Conjunto Habitacional Alvorada e da Creche Raio de Sol, esta no Bairro Nossa Senhora dos Navegantes, onde construiu a Escola Municipal Professor Guerino Riquetti. Na educação, conseguiu negociar com o Estado de Santa Catarina e implantação do Ensino Médio na área urbana, com o curso de Técnico em Informática no Colégio Estadual Prefeito Sílvio Santos, e no Distrito de Santa Lúcia com Educação Geral.  Também abriu caminho para a transferência do Colégio Cenecista Padre Anchieta de Capinzal para as dependências do Seminário Nossa Senhora dos Navegantes, em Ouro.
      Fundou e promoveu a implantação do Distrito de Santa Lúcia, onde implantou o sistema de distribuição de água tratada pelo SIMAE.
Ajudou as comunidades a se estruturarem, com o apoio à construção de centros comunitários e ginásios de esportes na área rural. Adquiriu terreno e levantou a construção do Ginásio de Esportes da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra. Promoveu a municipalização da Saúde e da Educação.
      Melhorou o Parque de Máquinas e construiu pontes de concreto e implantou bueiros nas estradas rurais e pavimentou ruas dos bairros com paralelepípedos e basalto. Foi o primeiro prefeito a implantar concurso público após a homologação da Constituição Federal de 1988.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Durigon e Dire.



      - Sérgio Durigon - Foi prefeito em dois mandatos, de 01 de janeiro de 1997 a 01 de janeiro de 2000 e de 01 de janeiro de 2000 a 01 de janeiro de 2005. Teve, em ambos, José Camilo Pastore como Vice-prefeito. Com formação no magistério, onde fez carreira como professor de Educação Física, Diretor da escola Prefeito Sílvio Santos e Gerente ou Coordenador Regional de Educação, Durigon pretendeu marcar-se como um Governo de Trabalho.
      Adquiriu máquinas e equipamentos, promoveu o alargamento de estradas rurais e pavimentações na área urbana, apoiou eventos importantes no calendário municipal como a Festa do Leitão, da comunidade de Santa Bárbara, e a Noite do Queijo e do Vinho, promovida pelo grupo Píccola Itália Del Oro. Entusiasta da cultura e do turismo, fez boa divulgação do município, conquistando prêmios estaduais e federais na área do Meio Ambiente e do Empreendedorismo.
      Apoiou a agroindústria artesanal e familiar, promovendo os produtos aqui confeccionados para a busca de mercados.  
      Promoveu a nucleação das escolas da rede estadual e municipal, reforçando a de Frei Crespin, no Distrito de Santa Lúcia, na qual, inclusive, construiu um ginásio de esportes, o mesmo acontecendo em Linha Carmelinda. Na Habitação, Durigon foi o responsável pela implantação dos Bairros Kleinübing e Costa do Sol.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Modena e Dire.



      - Nézio Modena - Foi, na condição de Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, alçado à condição de prefeito interino do Município de Ouro de 01 de janeiro de 2005 a 21 de fevereiro do mesmo ano.  Proprietário Rural, foi vereador de diversos mandatos, colocando a política como um dos pontos prioritários em sua vida.

      Em razão de impedimentos de José Camilo Pastore, prefeito eleito, mas que enfrentava questões eleitorais, Modena assumiu o Executivo com uma equipe bem enxuta, fazendo executar as ações que estavam previstas no Orçamento Municipal. Uma obra que estava sendo aguardada por ele teve o início da execução, que foi uma reforma da Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza.
     A maneira simples e humilde com que trabalhou, características marcantes de sua pessoa, fez com que angariasse a simpatia dos funcionários, dos munícipes e mesmo da imprensa que cobria as ações da Prefeitura. Foram apenas 52 dias de interinidade, mas que serviram para que deixasse seu nome nos registros da história de nosso Município.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Pastore e Dire.



      - José Camilo Pastore - Foi Prefeito Municipal em Ouro de 21 de fevereiro de 2005 a 01 de janeiro de 2008.  Engenheiro Agrônomo de formação, com experiência e grande conhecimento nas lides da produção agropecuária, Pastore também é capacitado administrador na área privada, onde liderou diversos empreendimentos, na modalidade associativa, que são responsáveis por boa parte da arrecadação de tributos em Ouro. Teve como vice-prefeita a professora Nadir Nardi, o que se constituiu num grande feito em favor das mulheres na política local.
     Realizou importante trabalho na revitalização dos prédios municipais, notadamente da Biblioteca Municipal Prefeito Ivo Luiz Bazzo, onde instalou o Serviço Social no seu subsolo. Apoiou a criação de entidades organizadas para a produção em associativismo, concedeu apoio financeiro a grupos organizados nas comunidades rurais, empenhou-se fortemente na introdução do serviço de internet na área rural.
     Ampliou a Escola Professor Guerino Riquetti e ofereceu cursos de capacitação aos professores para progressão na carreira. Reestruturou a Unidade Sanitária Central, e deu amplitude ao Programa da estratégia de Saúde da Família. Buscou recursos para a implantação de captação de águas de poços profundos em comunidades, melhorou o parque de máquinas da Prefeitura.
     Realizou a pavimentação em ruas da área urbana e melhorias no sistema viário da área rural.
Realizou ampliações nas creches Raio de Sol, no Navegantes e Pedacinho do Céu, no Parque e Jardim Ouro. Articulou diversas ações associativistas que resultaram em empreendimentos privados e cooperativados, necessários à geração de trabalho e renda.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Neri e Dire.



     - Neri Luiz Miqueloto - Foi prefeito em Ouro por dois mandatos, o primeiro de 01 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, e de 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.  No primeiro mandato teve como Vice-Prefeito Danilo Deitos e no segundo José Camilo Pastore. Com formação em Técnico Agrícola e agropecuarista, Miqueloto construiu sua base política no bom trabalho que realizou como Secretário Municipal da Saúde. Nas ações de atendimento à população, teve grandes resultados em favor dos munícipes que precisaram de tratamento local ou fora do domicílio.
     Pautou sua gestão na melhoria da estruturação viária, com a implantação de pontes, bueiros, e melhorias nas estradas. Na área urbana, pavimentou com camada asfáltica diversas ruas da área urbana e melhorias nas galerias de água pluvial. Realizou asfaltamento em ruas do Distrito de Santa Lúcia, onde implantou sistema de esgotamento sanitário coletivo.
     Melhorou o parque de máquinas e a estrutura da Secretaria de Transportes e Obras. Iniciou a ampliação do Cemitério Municipal e pavimentou, com asfalto, a rua para seu acesso. Iniciou a construção da Garagem Municipal no Bairro Kleinubing, reestruturou e alargou a rua Presidente Kennedy na ligação da cidade com o mesmo.
     Obteve recursos para a implantação de redes de captação de águas e distribuição em comunidades e a ampliação do sistema do SIMAE desde o Parque e Jardim Ouro até Nossa Senhora da Saúde. No saneamento, concluiu o sistema de esgotamento sanitário da área urbana em conjunto com o SIMAE.
Na Educação, promoveu a constante capacitação dos professores e apoiou a realização dos eventos das comunidades e executou os da Prefeitura.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aldo Azevedo - jornalista /Rene, Vitor e Dire.



      - Vitor João Faccin - Foi prefeito em Ouro de 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. Na sua gestão, foi pioneiro na implantação do Sistema de Saneamento Básico cobrindo 51% de área urbana do município, contemplando os bairros Kleinübing, Nossa Senhora dos Navegantes e Centro da cidade.
     Com a criação do plano diretor e o aumento da área urbana preparou o município para o crescimento a médio e longo prazo.
     Na área da saúde realizou a compra do terreno e a construção da Unidade Básica de Saúde Mário João Schlindwein, no Bairro Parque e Jardim Ouro.
     Na Unidade Básica de Saúde Central realizou reforma e ampliação da farmácia e salas do prédio.
     Na educação realizou diversas capacitações aos profissionais, implantou em parceria o Programa A União faz a Vida. Promoveu diversos eventos culturais, apresentação da orquestra Sinfônica de Santa Catarina e demais ações lúdicas.
     No esporte, destacamos os vários campeonatos promovidos e as oficinas esportivas ofertadas.
     Na agricultura foram criadas associações de produtores rurais fomentadas com maquinários próprios. Foi renovado o parque de máquinas para melhor atender os munícipes.
     Destacamos ainda os eventos festivos do município com valorização de artistas locais mesclando com shows nacionais trazidos pela primeira vez no município de Ouro.
     O jantar foi preparado e servido com os produtos Embutidos Copernostra é filial da Cooperativa Copernostra referência em Agricultura Familiar, inaugurada em 26 de Outubro de 2019, criada para atender a demanda de suínos e bovinos dos sócios. Prezando sempre pela qualidade dos produtos.



Aldo Azevedo / jornalista  


 



INSTITUTO PROA ABRE NOVAS INSCRIÇÕES PARA CAPACITAR JOVENS DE BAIXA RENDA EM SANTA CATARINA Anterior

INSTITUTO PROA ABRE NOVAS INSCRIÇÕES PARA CAPACITAR JOVENS DE BAIXA RENDA EM SANTA CATARINA

Próximo

Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Deixe seu comentário