logo RCN
O TEMPO jornal de fato

A falsa ideia de um único povo brasileiro

Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa

      Ao falarmos do Brasil, aprendemos desde criança que é um país onde não há guerra, onde todo mundo convive em paz. Além disso, dizem que o brasileiro é alegre, acolhedor, também de que o país é lindo em suas belezas naturais, etc...

      Interessante observar que paralelo a este imaginário que se construiu, temos uma realidade: o Brasil foi um território explorado, invadido pelos portugueses com o objetivo de retirar riquezas. Nossas lindas florestas foram palco de muita morte, violência e posteriormente escravidão. Não há nada de maravilhoso e bonito nisso.

     Desde o tempo das capitanias hereditárias, o país foi se construindo com base no privilégio de poucos e miséria da maioria. As terras foram passando de sobrenome para sobrenome, de avós para netos, e assim sucessivamente. Um privilegiado consegue transmitir sua riqueza até seus tataranetos. Basta ver quem são os ricos e classe média de nossas cidades.

     Paralelo a isso, cabe lembrarmos que juntamente com os invasores portugueses vieram os padres jesuítas com o objetivo de catequizar os índios, destruir as religiões já existentes e converter todos para um tal “deus” que diziam ser único e verdadeiro. E assim dividem o povo entre as pessoas de bem, os crentes e as pessoas más, os pagãos e posteriormente os ateus.

    Aqueles que se davam bem nesse sistema de violência e exploração capitalista, os brancos europeus, atribuiam seu êxito ao trabaho e bençãos divinas. De forma alguma admitiram que sua riqueza foi construida com base na exploração dos outros. Hoje nas nossas pequenas cidades do interior vemos muito agiotas construirem grandes prédios, comprarem carros de luxo às custas da exploração dos desesperados que emprestam dinheiro com juros altos. É mais ou menos nessa lógica que a riqueza foi construida no Brasil.

     Importante considerar que grandes fortunas não se constroem com trabalho honesto e justo. O máximo que pode ocorrer com trabalho honesto e justo é a pessoa ter uma vida boa e tranquila, mas não consegue enriquecer. O acumulo de riqueza no capitalismo é fruto da exploração  de alguem, isso é cientificamente comprovado pela sociologia e economia.

    Enquanto ocupamos os primeiros lugares em produção de riqueza, somos um dos países mais desiguais do mundo! E não somos um único povo, somos diferentes, pobres miseráveis, pobres melhorados, uma classe média que come as migalhas dos ricos e super ricos que investem seu dinheiro no exterior...

É BOM SABER... UMA LINDA PROVA DE AMOR Anterior

É BOM SABER... UMA LINDA PROVA DE AMOR

TIM MAIA - LUMINOSIDADE PRÓPRIA Próximo

TIM MAIA - LUMINOSIDADE PRÓPRIA

Deixe seu comentário