logo RCN

A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E A ÉTICA

  • Evandro Ricardo Guindani - Uma reflexão para os cristãos

Uma reflexão para os cristãos



No ano de 1997 participei de uma palestra ministrada pelo teólogo catarinense Leonardo Boff, quando o mesmo afirmou: "Existem dois tipos de experiência religiosa, a falsa, que te afasta do outro e a verdadeira, que te aproxima do outro".
Pensei: que análise ética podemos fazer da pessoa que diz fazer uma experiência religiosa na sua igreja?
A sua vida de fé e oração, sua frequência semanal à igreja, está contribuindo para você ser mais solidário, menos racista, menos preconceituoso, homofóbico?
Para Leonardo Boff, a experiência religiosa deve te levar ao encontro do outro que a sociedade mais rejeita e discrimina. E se aproximar deste "outro", não é apenas respeitá-lo, mas compreendê-lo. E a partir da sua experiência religiosa amorosa, conseguir ter uma profunda empatia e compreender a dignidade da escolha deste outro
Certo dia uma pessoa cristã, frequentadora assídua de sua igreja, me disse: "eu respeito os homossexuais, mas acho errado porque a Bíblia condena". De acordo com Leonardo Boff esta pessoa, que pode ir à missa ou culto toda semana, está fazendo uma falsa experiência religiosa.
De acordo com o Novo Testamento da Bíblia ("Palavra de Deus" para os cristãos), Jesus foi ao encontro daqueles que eram discriminados pelos então religiosos da época, os fariseus. Se você diz tolerar os homossexuais ( e LGBTQIA+), os praticantes da umbanda, candomblé, budistas, mas os considera como "errados", você está considerando-os como inferiores, você está sendo portanto incoerente com a essência  do cristianismo que é o Amor ao outro(a).
Todas as religiões têm sua razão de existir, sua própria teologia. Jesus, Alá, Buda, Jeová, Ogum, Xangô são divindades construídas e reconhecidas pelos seus seguidores. Atualmente existem aproximadamente 2 bilhões de cristãos e a população mundial é de 8 bilhões. Diante disso, os cristãos jamais podem se considerar melhores e superiores do que os outros. É muita prepotência, não cabe nos dias atuais.
Desejo que você cristão faça uma verdadeira experiência religiosa, que te leve ao encontro do outro. Aí podemos dizer que as horas de missas e cultos está te tornando uma pessoa mais ética. Do contrário você está sendo um mero fariseu.
O elemento central do cristianismo é o Amor a si e ao outro na mesma intensidade e medida. Ir ao encontro do outro, no cristianismo, é amar o outro e não apenas respeitá-lo ou tolerá-lo. Amar não é ser amigo ou gostar, mas sim ter empatia com o outro, reconhecendo a dignidade e a legitimidade de suas escolhas.
Desejo a você, que frequenta sua igreja, uma verdadeira experiência religiosa!

Evandro Ricardo Guindani
Evandro é natural de Vargem Bonita - SC, graduado em Filosofia, Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Educação. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Pampa em São Borja-RS



É BOM SABER... Anterior

É BOM SABER...

Reajuste do diesel ameaça transporte público e revela inoperância do Governo em solucionar o problema Próximo

Reajuste do diesel ameaça transporte público e revela inoperância do Governo em solucionar o problema

Deixe seu comentário