logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Sua opinião não é a “verdade” Prof. Evandro Ricardo Guindani

Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa


Nos últimos anos tenho me deparado com pessoas que se acham especialistas da área da saúde, da economia e política. Quando contrariados, estufam o peito e dizem que estão bem informadas, que possuem outras fontes de informação para além da mídia convencional. Se acham espertos, conhecedores de teorias da conspiração que nós, manipulados pela rede Globo e Google, não acreditamos.

Essas pessoas começam a se achar especialistas em vacinas, em geopolítica. Se dizem conhecedores de acontecimentos que ocorrem em outros países, afirmam com veemência que suas fontes de conhecimento são verdadeiras. E sabe quais são as fontes de conhecimento? Vídeos da internet que recebem em seus celulares. Vídeos editados, reeditados dentro das tecnologias da inteligência artificial.

Nos deparamos com muitos absurdos, tais como de que algumas figuras políticas são clones e de que os verdadeiros já morreram. Ouvi certo dia de uma senhora que o próprio Papa come crianças vivas, bebendo seu sangue. Sim, e tal pessoa estava convicta de que tal fato era uma “verdade escondida”. E o pior é que acreditam que a tal verdade é escondida mesmo estando disponível em vídeos da internet, pode isso? Sim, tamanha é a força da manipulação desses vídeos e fragilidade intelectual dessas pessoas que acreditam.

No período da pandemia foram inúmeros absurdos compartilhados em grupos de mensagens, tais como a ideia de que a Covid fazia parte de um golpe mundial, que pessoas estão morrendo devido à “radiação eletromagnética mundial 5G amplificada”, que seria uma espécie de veneno.

Pessoas que nunca se manifestaram em assuntos de saúde e geopolítica, agora se acham portadores da grande verdade. Se acham mais inteligentes por não assistirem TV e por passarem o dia no seu celular. Se acham críticos e espertos mas acreditam no primeiro vídeo que recebem sobre determinado assunto e começam a encaminhar para seus contatos.

Por isso, penso ser necessário deixar claro para essas pessoas que aquilo que afirmam, não passa de uma opinião. Para se tornar profundo conhecedor de um assunto, seria necessário muito esforço. Por exemplo, para você afirmar com certeza que uma vacina possui isso ou aquilo dentro dela, seria necessário fazer estudos de bioquímica, farmácia, ir a um laboratório, utilizar todos os equipamentos e tecnologias, para tal comprovação. Em posse de todos esses dados você poderia, quem sabe, afirmar algo como sendo mais próximo da verdade.

Então meus queridos, se você não está disponível em fazer todo esse processo, é preciso aceitar que sua opinião está baseada em outras opiniões, que estão baseadas em inúmeras informações produzidas por diferentes pessoas, editadas e reeditadas e que chegam até você por meio de um simples vídeo. Seja humilde e assim, continue aberto às críticas e ao conhecimento.

O PAPEL ESTRATÉGICO DA ÁGUA                                                                                                                                                                                    Prof. Dr.  Adelcio Machado dos Santos Anterior

O PAPEL ESTRATÉGICO DA ÁGUA Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos

Malaquias não é o nome do profeta    Por: Mario Eugenio Saturno Próximo

Malaquias não é o nome do profeta Por: Mario Eugenio Saturno

Deixe seu comentário