logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Empreendedorismo: a nova doutrinação Prof. Evandro Ricardo Guindani

Prof. Evandro Ricardo Guindani

Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Para que esse modelo econômico possa sobreviver é preciso sempre ir inventando modas e novos discursos para que as pessoas alimentem novas esperanças. Antigamente as pessoas eram chamadas de funcionários, depois se tornaram colaboradores, e assim vão surgindo novas nomenclaturas. Paralelo a essas invenções de novos nomes vão se cortando direitos trabalhistas, e os super ricos ficando cada vez mais felizes com a colaboração de todos.

Nos últimos anos, a concentração de renda aumenta, mais dinheiro fica nas mãos de menos pessoas, novas tecnologias contribuem para o aparecimento de novos desempregados. Ou melhor, empreendedores!

Sim, o desempregado agora passou a ser chamado de um empreendedor em potencial, basta aproveitar as oportunidades, lutar, fazer sacrifício, ser criativo que ele consegue, simples assim. E assim somos todos doutrinados. Dentro de nosso carro com ar condicionado, vemos um vendedor de pirulitos na rua, sob um sol de quarenta graus, e não sentimos pena, mas, já doutrinados, o vemos como um empreendedor das ruas.

E todos os dias somos doutrinados, desde o início do dia quando começamos a olhar as mensagens no celular, tais como: “não reclame, batalhe, trabalhe”; “seja grato por tudo”; “você é feliz unicamente por estar vivo, quantos morreram nesta noite”; “o sacrifício vale a pena”; “não olhe para trás ou para o lado, olhe para a frente”; “o segredo do sucesso está nas suas metas”, e assim por diante...

Essa doutrinação que fundamenta a lógica do empreendedorismo, faz com que você se sinta culpado se estiver sem uma renda. Ao invés de ficar indignado com uma pessoa que gasta dez mil reais em uma noite de farra e festa, você é doutrinado a admirá-lo e imitá-lo. E além disso tem a religião que muitas vezes ainda te doutrina a você se culpar porque é pobre: sua fé foi fraca, precisa aumentar sua oferta na igreja, e assim por diante...

A base teórica e filosófica dessa doutrinação do empreendedorismo é a meritocracia, ou seja, aquela ideia de que se você prosperou ou fracassou, tanto o merecimento ou a culpa é apenas seu. Todas as pesquisas no campo da sociologia demonstram o contrário, pessoas que prosperam seja no campo financeiro ou educacional sempre precisam de apoio e suporte de outras pessoas.

Engraçado que os movimentos sociais como as escolas do MST, eram acusados de doutrinação. Conheço o que é ensinado nessas escolas e movimentos, e o que fazem é justamente explicar como funciona o sistema de doutrinação na sociedade capitalista em que vivemos. Em todas as escolas e universidades, muitos professores de história, filosofia e sociologia, deixam os jovens mais críticos, com os instrumentos da ciência, para não se deixarem doutrinar pelos ideólogos do empreendedorismo.

Sempre tome cuidado com os modismos que surgem por aí, eles podem ser ideológicos, ou seja, tentam esconder a realidade para lhe apresentar uma fantasia!

Prof. Evandro Ricardo Guindani

Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Como trabalhar com  a educação  especial          Escrito por Micael Borin Anterior

Como trabalhar com a educação especial Escrito por Micael Borin

DESCER OU ASCENDER!  Por: Professor Me. Ciro José Toaldo Próximo

DESCER OU ASCENDER! Por: Professor Me. Ciro José Toaldo

Deixe seu comentário