logo RCN

'A ILHA', UM TRIBUTO À LITERATURA

  • - Luiz Carlos Amorim

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor - Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 36 anos de trajetória. Cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br - http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br

Fim de ano, de novo, e podemos comemorar algumas alegrias literárias. Aqui em Florianópolis aconteceu, finalmente, um festival literário,  o FLIC- Festival Literário Internacional Catarinense. Digo finalmente porque, em anos anteriores, a imprensa anunciou mais de uma vez a realização deste tipo de acontecimento literário, com datas marcadas e tudo, mas nada aconteceu. Agora foi pra valer: um evento literário com a presença de personalidades de outras partes do mundo e de outros estados brasileiros, para sacudir a cultura da capital catarinense e do sul, que anda muito caída, nos últimos  anos. Fazia falta por aqui. Há muito  tempo. O evento Pátria Língua Portuguesa, de integração cultural, empresarial e turística entre os dois países, Brasil e Portugal, aconteceu este ano em Joinville, durante a Festa das Flores. O Encontro Catarinense de Escritores aconteceu em novembro, também, em Joinville, com participantes do Grupo Literário A ILHA e com muita arte, confraternização, debates e troca de ideias. Em Portugal, aconteceu, em setembro, o segundo Encontro de Escritores Brasileiros e Portugueses, com a participação de integrantes do Grupo Literário A ILHA, como Dulce Rodrigues e Rita Pea.

Para comemorar tudo isso, o Grupo Literário A ILHA  lança a 139ª. edição do Suplemento Literário A ILHA, revista que reúne a produção de escritores do Brasil e de Portugal e de outras partes do mundo, como México, Polônia, Estados Unidos, Suiça, etc. Um elo de integração entre os escritores de língua portuguesa espalhados pelo mundo todo e até produtores de literatura de outras línguas, traduzidos para o português, com a ajuda da escritora brasileira Teresinka Pereira, radicada nos Estados unidos e presidente da IWA - International Writers and Artists Association .

A edição impressa da revista está disponível em pdf no portal do Grupo Literário A ILHA, em http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br , para quem quiser conferir, em qualquer parte do mundo. É só clicar em cima da capa. Assuntos como "O Grande Cruz e Sousa, quase esquecido em sua terra natal", "Não sabemos ler o mundo", "A tão falada biblioteca", "A educação no Brasil está mudando. Pra pior", "O cronista é um escritor crónico" e muito mais prosa e poesia, muita informação literária e cultural.

Então nosso presente para nossos leitores e para todos os leitores de literatura em todo o mundo é a nossa revista que circula há mais de trinta e seis anos, ininterruptamente. Com os nossos votos de um ano novo produtivo e feliz, pleno de renovação e realizações para todos os escritores e todos os leitores e um Natal de paz e harmonia. Em 2017, o Grupo Literário A ILHA continua firme no propósito de manter e criar espaços para a literatura em língua portuguesa, seja ela escrita aonde quer que seja.

Brasil terá um grande deserto Anterior

Brasil terá um grande deserto

REITOR ADELCIO DESTACA IMPORTÂNCIA DAS LICENCIATURAS Próximo

REITOR ADELCIO DESTACA IMPORTÂNCIA DAS LICENCIATURAS

Deixe seu comentário