Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa
É engraçado como muitos gritam nas redes sociais contra o comunismo que nem mais existe, e não conseguem olhar para a própria realidade, na frente de seu nariz.
Na sociedade capitalista onde vivemos, dependendo da família e do lugar onde nascemos, já estamos fortemente destinados a termos um determinado percurso de vida. Não há muitas escolhas, não há liberdade e principalmente não há igualdade de oportunidades...
Você acredita que ao nascer numa família pobre, sem sobrenome famoso, morador de um casebre, num bairro periférico, você tem as mesmas oportunidades de alguem que herda um sobrenome conhecido na sua cidade? Você ainda acredita em conto de fadas?
Então! Este é o primeiro sintoma do sistema ditatorial que você vive, a ditadura do sobrenome. Quem herda um sobrenome famoso, geralmente herda terras, dinheiro, bens e principalmente a garantia de poder estudar sem precisar trabalhar. E você não tem escolha meu amigo, você tem que aceitar essa desigualdade. Se você reclamar, esbravejar, vão te chamar de vagabundo e comunista.
E aqui surge a ideologia dessa ditadura capitalista. Eles vão querer te convencer de que os ricos trabalharam duro para ter aquilo, então “vá trabalhar vagabundo” ! É isso que vão dizer pra você. A elite capitalista que conduz essa ditadura jamais vai admitir que teve privilégios, sempre vai dizer que fez sacrifício.
E é engraçado pois meu pai sempre fez muito sacrifício, trabalhou duro desde jovem, nunca gastou dinheiro em nenhum vício, e hoje tem apenas uma casa e um carro popular sempre financiado. Não ficou rico, estranho não é? Por isso que a ditadura capitalista procura te manter iludido, ela não explica direitinho as coisas, ela se mantém de crenças, de venda de sonhos e ilusões, sempre direcionados ao futuro...
Então você é convencido a trabalhar duro, em dois, três empregos, para depois se aposentar e ter um conforto. Você aposenta e agora tem que ajudar filhos e netos pois a situação está cada vez mais dificil. A ditadura capitalista sempre te ilude que amanhã será melhor do que hoje, para que você aguente o fardo do presente sem reclamar. Você joga na loteria, você faz uma aposta aqui outra ali, compra uma rifa, frequenta sua igreja, sempre acreditando que tudo vai melhorar...
Você não tem escolha meu amigo, você nasceu numa ditadura, poucos conseguem sair quando são ajudados de alguma forma por alguem. Conheci uma pessoa pobre que foi empregada doméstica de um rico, teve ajuda para estudar e conseguiu mudar de vida. A ideologia capitalista usa a história dessa empregada doméstica pra te iludir e dizer que se lutar você consegue também. Mentira! Não se iluda!
Que possamos lutar pelo fim da ditadura capitalista, por políticas públicas de distribuição de renda, de terras e de privilégios herdados com o sobrenome. Temos que substituir a ditadura capitalista pela ditadura da igualdade de oportunidades e justiça social!
Deixe seu comentário