SERVIÇOS DE SILAGEM DE MILHO AVANÇAM NO INTERIOR DE PIRATUBA, GARANTINDO ALIMENTAÇÃO RICA

SERVIÇOS DE SILAGEM DE MILHO AVANÇAM NO INTERIOR DE PIRATUBA, GARANTINDO ALIMENTAÇÃO RICA EM NUTRIENTES PARA GADO DE LEITE NO MUNICÍPIO

3.jpg


Ação desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente deve beneficiar centenas de famílias de agricultores com o uso de patrulha agrícola.
 
Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing
 
Uma projeção da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Piratuba, prevê que 450 famílias rurais devem ser beneficiadas pelo Programa de Silagem no município, durante 2020. Os dados foram levantados pelo secretário Leandro Borges da Silva, que prevê pequenos agricultores que não possuem maquinário, como principais beneficiários do serviço público.
 
O trabalho que iniciou na primeira quinzena de dezembro deve continuar até o final de maio, que é quando é encerrado o ciclo de produção de milho destinado a produção do principal produto ministrado na alimentação do plantel leiteiro.
 
Dados do setor coletada nos últimos anos, demonstram que em média 70% das propriedades do interior de Piratuba, solicitam o serviço que funciona com agendamento prévio. Para atender à crescente demanda, a patrulha agrícola foi renovada e agora conta com 10 tratores. A mais recente aquisição é uma máquina cabinada de última geração, que garante conforto ao operador, permitindo que o trabalho seja executado mesmo em dias de sol forte.
 
Para dar conta da programação, segundo Leandro Borges, as equipes seguem com o trabalho mesmo durante a noite e há semanas em que a patrulha agrícola opera aos sábados e domingos.
 
No início desta semana, as equipes atenderam a propriedade do agricultor Neudir Carvalho, em Arroio Bonito, onde em pouco tempo quatro hectares de milho foram transformados em alimentação bovina.
 
Com o Programa de Silagem, a hora máquina é subsidiada, sendo considerado o valor o mais baixo da região da Associação de Municípios do Alto Uruguai Catarinense – (AMAUC). Segundo a Secretaria de Agricultura, os produtores pagam o valor de 10 litros de óleo diesel, que equivale à cerca de R$ 38,00, o que segundo o setor, torna o serviço acessível aos produtores piratubenses.

 

Imagens

mais sobre:

SILAGEM DE MILHO