Rizartrose: saiba o que é, os sintomas e os tratamentos indicados

Rizartrose:
Foto: MB Comunicação Empresarial/Organizacional Jornalista Responsável ? Marcos A. Bedin ? MTE SC 00085-JP
Saiba o que é, os sintomas e os tratamentos indicados

Dor na base do polegar que agrava com atividades repetitivas, dificuldade em escrever ou realizar exercícios que requerem habilidades motoras finas como tocar um instrumento ou manipular objetos, e para os casos mais graves fraqueza, limitação da mobilidade e deformidade da base do polegar. Esses são sintomas da rizartrose - a artrose que atinge a articulação da base do polegar. A intensidade do desconforto aumenta de acordo com a gravidade da doença. 

"A causa da rizartrose, geralmente, é desconhecida. Entre as hipóteses estão doenças reumáticas, infecções ou fratura consolidada de maneira imperfeita. Essa articulação tem predisposição para desgaste precoce isolado ao associado com a osteoartrose em outras articulações. A patologia afeta com mais frequência as mulheres com mais de 40 anos ou que desempenham tarefas manuais", explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Segundo o especialista, a região acometida compreende a articulação metacárpica que é formada pelo osso trapézio e pela base do primeiro metacarpiano e permite grande amplitude de movimentos, nos três planos (para cima, para baixo e de pinça). O diagnóstico é feito por meio da história do paciente e o exame clínico. O raio X é importante para confirmar a doença, avaliar a gravidade e orientar o tratamento. A patologia pode agravar progressivamente e a solução definitiva é a cirúrgica. Porém, há casos em que a doença evolui lentamente, os sintomas são escassos e as pessoas desenvolvem formas de adaptação que lhes permite controlar a doença apenas com tratamento conservador.

O tratamento é definido pela avaliação da dor e incapacidade de movimentos associadas à gravidade do desgaste observado nos exames. Inicialmente o foco é reduzir o processo inflamatório com aplicação de gelo no local durante 10 minutos e de três a quatro vezes ao dia, uso de anti-inflamatórios, realização de fisioterapia e alterações da rotina de atividades evitando movimentos que desencadeiam os sintomas.

Reichmann desta que algumas medidas podem amenizar as dores da rizartrose e retardar a limitação de movimentos. Exemplos disso são: manter uma rotina saudável para equilibrar a massa corporal; aplicação de gelo no local; reduzir os movimentos que desencadeiam o desconforto; utilizar uma órtese que ofereça suporte e repouso à base do polegar; usar anti-inflamatório e realizar uma infiltração intra-articular com ácido hialurônico.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável - Marcos A. Bedin - MTE SC 00085-JP


Imagens

Rizartrose:

Rizartrose:
Foto: MB Comunicação Empresarial/Organizacional Jornalista Responsável ? Marcos A. Bedin ? MTE SC 00085-JP
Saiba o que é, os sintomas e os tratamentos indicados