PUBLICADO LIVRO DA FAMÍLIA PRONER

No início de outubro foi publicado o livro intitulado PRONER SEMPRE: História e Genealogia da Família Proner, de autoria de Marina Sandrini Proner e Marildo Proner.

O objetivo do escrito é registrar a história da família Proner para a presente e para as futuras gerações, para que não se esqueçam do exemplo de força e coragem dos homens e mulheres que nos fizeram chegar até aqui e construíram o novo mundo. Um mundo que, com certeza, é mais próspero e bonito porque eles estiveram aqui.

A publicação é dividida em cinco capítulos:

- O primeiro trata de Romagnano, na região do Trentino-Alto Ádige, na Itália, até 1877, ano em que Angelo Giacomo Proner e a esposa Lucia Benvenuti emigraram para o Brasil.

- O segundo trata do período de 1877 a 1918 em que os Proner viveram na Serra Gaúcha, mais precisamente na localidade de Faria Lemos, em Bento Gonçalves/RS.

- O terceiro conta a história pós-1918, na Gleba Cassiano, atual município de Lacerdópolis/SC.

- Por fim, o quarto e o quinto capítulos trazem, respectivamente, as árvores genealógicas dos irmãos Leonardo Proner, casado com Catarina Enderle, e José Proner, casado com Luiza Martinelli.

O trabalho envolveu uma extensa pesquisa junto aos Arquivos Históricos, Igrejas, Cartórios de Registro Civil e uma longa troca de informações entre familiares realizada presencialmente e através do grupo Proner & Cia, desde o ano de 2014.

O livro é de 23 cm x 16 cm, tem 128 páginas, impresso em capa dura, papel couché, com imagens coloridas e foi registrado junto à Câmara Brasileira do Livro. O projeto editorial ficou a cargo da Formatto A Produções Editoriais. Então, trata-se de um material de muita qualidade, tanto no conteúdo, quanto na forma. Interessados em adquirir a obra devem entrar em contato com Marina ou Marildo.

Os autores estão muito felizes com a conclusão do projeto e agradecem a todos que colaboraram para a sua construção.


Imagens