LIGEIRINHO

Recado da comunidade

ligeirinho nova arte.jpg

A exemplo desta Coluna, sugeriu, agora também o vereador e vice-presidente da Mesa Diretora de Capinzal (SC), Zocoli, terça-feira, 11 de fevereiro, apresentou ao Poder Executivo local a seguinte indicação: Para que através do setor competente, seja viabilizada a instalação de pontos de Wi-Fi, no parque de exposições Domingos Pellizzaro, na comunidade do Engenho Novo. Quanto a Coluna, foi sugerida uma torre para sinal de várias operadoras, até porque é muito usado o parque e também serviria aos moradores das localidades de Engenho Novo e Vila União, além, beneficiar quem passa pela estrada geral, sem precisar de senha ou acesso a conta.

 

Outra que esta Coluna vem sugerindo há muito tempo é que retorne ao patrimônio da Prefeitura de Capinzal, sendo o imóvel do Parque de Exposições Domingos Pellizzaro. Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o vereador Lucas falou da insistência da Administração Municipal para dispor deste imóvel que está sobre o poder do Governo Federal, levando em conta não ter entrado em funcionamento e nem saiu do papel a unidade experimental de sementes através do Ministério da Agricultura.  

 

Voltamos a bater na mesma tecla, de combate aos ratos, baratas e escorpiões, isto, para o bem da saúde pública. Vacinação para isto e para aquilo, porém, onde está o combate dos vilões da saúde pública, sendo os ratos, baratas e até escorpiões?  Estima-se que os roedores são responsáveis pela transmissão de 40 doenças, e o RATO é considerado o principal transmissor. Entre todas as enfermidades podemos citar: leptospirose, peste bubônica, tifo murinho, febre de mordida de rato, raiva, sarnas, triquinose, salmonelose, micoses, hantavirose, entre outras. Fonte: Google. A BARATA além da febre tifoide as baratas podem também transmitir a tuberculose, conjuntivites, infecções urinárias, lepra, pneumonia, de natureza gastro-intestinal, como enteroviroses, salmoneloses, shigeloses, e outras. Google. Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de ESCORPIÃO, mas há casos em que a dor é discreta. Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão. Google.

 

Uma das soluções da cheia e alagamento quanto ao Rio Capinzal, é fazer o escoamento das águas dos vários loteamentos, inclusive, do bairro São Cristóvão, não desaguarem no mencionado rio, e sim, dar outra condução. Evitando esse problema, certamente, não teríamos cheias tão grande do Rio Capinzal. Ainda, deveria fazer área de compensação, investe-se em planejamento de contenção para evitar prejuízos a iniciativa privada e infraestrutura pública.

 

Caso não for feito algo logo, as vias públicas ficaram tomadas por sofás, pias de lavar louça, guarda-roupas e muito mais. Isto proporcionará uma péssima imagem da cidade e para seus munícipes. Uma solução para essa prática deve ser tomada, caso contrário, continuará jogado e fica sem um destino correto.

 

É público e notório que muitas motos pequenas fazem barulho e até cometem imprudência de trânsito. Mas não dá para esquecer, que tem certas motocicletas de grande porte, voando baixo na cidade. Geralmente à noite, principalmente, no domingo ao anoitecer, uma moto de muitas cilindradas dá duas voltas a toda na cidade baixa, depois desaparece para a cidade alta seguindo pela estrada velha.

 

Se fala tanto de segurança pública, mas só é cobrado das polícias Civil e Militar. Já é mais do que momento de criar a Guarda Municipal para cuidar o patrimônio público e auxiliar as polícias quanto a segurança pública.

 

Quanto são despreparados certos condutores de veículos automotores, pois quando está em alerta o sinal ou a preferência é só num sentido de direção, querem passar e não oportunizam dar a vez a outros transitarem. Também tem motoristas e motoqueiros que não respeitam a faixa de pedestre, porém, tem pedestre que não vê e as vezes nem é visto, então se arrisca passar a faixa lentamente ou avança como fosse o único a transitar ou locomover-se.

 

A área comercial é minúscula, portanto, não tem semáforos, por isto e muito mais resulta em congestionamento de veículos automotores, os quais são forçados a andar mais e permanecer por mais tempo em via pública.

 

Uma sugestão, pois tem casos que o pessoal não consegue agendar um atendimento médico e outros mais, então se não dá para tal semana, que seja para duas ou até três, isto, quando o caso não seja de risco. Também se questiona: na proporção, quem é mais atendido: o de nascença ou por adoção? Levando em conta muita imigração.

 

Tem a Lei do Ambulante, mas, será que está funcionando? Os mesmos dão um show em saber vender, seja qualquer coisa, podendo até ensinar muitos vendedores que nem estão aí com o cliente.

 

Projetos intermunicipais são bem-vindos, e para isto, precisa de iniciativa e ser possível conforme a lei vigente. Que seja também criado o estacionamento rotativo no Ouro a exemplo de Capinzal, porém, já que o comércio ganha, consequentemente, não se cobre para estacionar, e sim, permaneça na vaga no máximo duas horas, caso descumprir multa, perda de ponto e jamais guincho. Ainda, um projeto contemplando as cidades coirmãs, ampliando o transporte coletivo de Capinzal para Ouro, porém, também com investimentos ourenses, já que é praticamente uma só comunidade.   

 

Tem uns e outros dizendo que os vereadores não voltaram visitar, mas, agora irão retornar. Se for assim, presidente da República e seu vice, governadores e vices, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vices, ainda ministros, secretários diretores e outros cargos de confiança. Por que só cobrar de um poder e não dos outros? E você cidadão, acompanha o trabalho do Executivo e do Legislativo? Também procurou algum e sugeriu algo?  

Imagens

ligeirinho nova arte.jpg

mais sobre:

LIGEIRINHO