O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Associação compra 500 testes de Covid-19 e distribui para três clubes do Catarinense

SC Clubes deve enviar o material para otimizar retorno aos treinos presenciais

Foto: Bruno Haddad
Teste de COVID serão aplicados nesta semana nas equipes

A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes) comprou 500 testes de Covid-19 para Brusque, Chapecoense e Juventus aplicarem nos atletas, comissão técnica e funcionários. O envio deve acontecer entre esta terça e quarta-feira e contempla times que solicitaram apoio e estão nos preparativos finais para o retorno aos treinos presenciais, exceto o Brusque que já voltou mesmo sem a testagem.

Segundo o CEO da entidade, Cláudio Gomes, três equipes já haviam comprado os testes e não foi necessário o envio (Avaí, Figueirense e Joinville), enquanto outros quatro ainda não definiram uma data para o retorno aos treinamentos presenciais (Concórdia, Criciúma, Marcílio Dias e Tubarão). 

- Os clubes que precisarem, a associação vai ajudar, mas isso depende de cada um pois alguns tem condições de realizar a compra - disse Cláudio Gomes. 

O investimento para a aquisição deve ficar em torno de R$ 200 mil, viabilizados pela SC Clubes e Federação Catarinense de Futebol (FCF). A Chapecoense também recebeu testes via plano de saúde e deve testar os jogadores nesta quarta-feira. O Juventus agendou a reapresentação para esta quinta.

Cláudio esteve na reunião com o governador Carlos Moisés, na semana passada, que tratou do retorno aos treinamentos e de uma possível data da retomada do Campeonato Catarinense. No encontro, foi pedido que os jogos fossem marcados para o dia 5 ou 6 de junho. Ainda não há uma resposta oficial sobre a liberação ou não.

- Vamos ajustar e monitorar tudo com muita calma e responsabilidade. 

O Avaí foi o primeiro clube a testar elenco e funcionários. Foram 137 testes aplicados, sendo 50 deles em jogadores, comissão técnica e membros do departamento de futebol. Quatro atletas deram positivo à Covid-19, sendo que três deles são considerados curados. O outro está isolado dos demais e em quarentena.

Santa Catarina tem 5.175 casos de Covid-19, com 85 mortes confirmadas.


Por Robson Boamorte - Florianópolis



Imagens


Contatos