O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

LIGEIRINHO - POLUIÇÃO VISUAL

Recado da comunidade

POLUIÇÃO VISUAL - A grande quantidade de propagandas espalhadas pelos centros urbanos causam a chamada "poluição visual".

PUBLICIDADE - A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população. Esse processo é caracterizado como poluição visual. Esse tipo de poluição está presente de forma mais intensa nos grandes centros urbanos.

O modelo econômico capitalista, com os atuais padrões de produção, promove o incentivo exacerbado ao consumo. As propagandas publicitárias são uma forma de instigar a população ao consumismo. Realizando de forma explícita a alienação da população, com anúncios cada vez mais chamativos e atrativos. No entanto, essas propagandas espalhadas pela cidade ATUAM DE FORMA PREJUDICIAL, escondendo a arquitetura original da cidade, gerando cansaço visual e até desencadeando acidentes no trânsito devido ao desvio de atenção dos motoristas e pedestres.

PLACAS E ANÚNCIOS QUE GERAM A POLUIÇÃO VISUAL - A redução de áreas verdes e a intensificação de anúncios, outdoors, cartazes, placas e outros elementos que causam a poluição visual, reduzem de forma significativa a qualidade de vida da população urbana. Isso ocorre devido ao desconforto gerado pela quantidade de anúncios e a falta de harmonia entre eles, havendo um amontoado de propagandas que modificam as características das cidades.

Apesar de tantos transtornos gerados pela poluição visual, poucas providências são tomadas para solucionar esse problema. Um dos motivos é que a própria população muitas vezes não percebe os prejuízos e a agressão causados por esse processo.

Diferentemente dos outros tipos de poluição, como atmosférica, das águas, do solo e sonora, que geram problemas mais perceptíveis, a poluição visual gera transtornos, principalmente psicológicos, que muitas vezes não são notados pelas pessoas.

Políticas Públicas devem ser criadas com o objetivo de solucionar o problema da poluição visual. Alguns municípios aplicam normas que PROÍBEM A EXCESSIVA QUANTIDADE DE ANÚNCIOS espalhados pela cidade, determinando que lojas e outros pontos comerciais adéquem suas fachadas de forma que proporcionem um local agradável para a população que transita por esses espaços. Fonte: Brasil Escola

ATENÇÃO fonte GOOGLE - Art. 14 - A divulgação, colocação ou exibição de anúncio, sem licença da Prefeitura, ou feita com infração do disposto nos artigos 1º, 3º e 9º sujeitará o anunciante ao pagamento do imposto de publicidade acrescido da multa de 20%.

Também tem os monitores no comércio comercializando propaganda, no entanto, qual os impostos que pagam para tanto?

Cabe discutir o assunto e as normas pelos poderes Executivo e Legislativo, pois os municípios vem deixando de arrecadar, enquanto, isto dê-lhe poluição visual faturando sem desembolso.


Imagens



Contatos