O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg

Investir no potencial humano é pauta prioritária das empresas em 2021

Para garantir a perenidade dos negócios, alavancar resultados e superar os desafios de uma retomada segura das atividades econômicas, companhias investem em práticas de gestão que colocam o bem estar de seus colaboradores no topo do ranking de prioridades

São Paulo, 11 de fevereiro de 2021. Inspirar práticas em favor de um ambiente corporativo mais harmônico e produtivo, com colaboradores engajados, conquistou a agenda de prioridades das companhias globais, "uma mudança de mindset dos gestores, acelerada pela pandemia", destaca Leonardo Raposo, gerente de Gente&Gestão da Inspira Rede de Educadores.

A constatação do especialista é amparada em números. Um levantamento da consultoria de estratégia e estudos de futuros Strategy and Futures Research Unit (SFRU), mostra que entre as novas tendências de mercado para os próximos anos as estratégias de gestão de pessoas estarão no centro dos investimentos globais. A análise aponta que a experiência positiva do estilo home office convenceu muitos profissionais, que, hoje habituados ao processo, devem abrir mão de carreiras que não ofereçam o benefício do trabalho remoto ou híbrido, por exemplo.

No Brasil, as adversidades da crise pandêmica impactaram diretamente as atividades de diversos setores e a educação, sem dúvida, foi uma das mais desafiadas a repensar em tempo recorde em formatos que garantissem a segurança e a saúde de todos. "Do dia para a noite, precisamos redesenhar nossas metodologias para manter as atividades escolares das mais de 50 escolas integradas à rede. Foi um grande desafio, e uma grande lição também. Juntos, pensamos em estratégias priorizando segurança e qualidade da entrega. Analisamos criteriosamente as datas de retornos nas cidades em que estamos e preparamos os espaços para um retorno seguro e saudável", explica Raposo.

Além disso, a companhia investiu em treinamentos e capacitações de colaboradores e professores, para que se sentissem aptos para os novos desafios e dedicados para atuarem com maestria nos novos modelos de retorno. "Tudo cuidadosamente pensado para o sucesso dessa fase e, sem dúvida, contar com o empenho e dedicação diários dos nossos professores e gestores de norte a sul do país fez total diferença e garantiu resultados acima do esperado e nos consolidamos como 3º maior grupo educacional. Um crescimento sustentável e amparado pelos investimentos em uma cultura organizacional que valoriza nossos profissionais, em qualquer circunstância", celebra.

Indicadores apontam satisfação com a gestão

Com uma cultura organizacional amparada em práticas favoráveis à qualidade de vida e bem estar, a Inspira realiza anualmente uma pesquisa para entender como seus profissionais analisam as práticas de gestão, e mesmo com as adversidades da pandemia, a empresa inicia o calendário letivo celebrando indicadores que chancelam a positividade dessas iniciativas.

Os resultados da análise, realizada no final de 2020, mostram que: 95% estão satisfeitos com as práticas engajamento com a missão da Inspira e 93% se declararam felizes no relacionamento interno. Além disso, as respostas consolidadas indicaram ainda que 88% estão satisfeitos com suas lideranças e 78% satisfeitos em fazer parte da Inspira Rede de Educadores. "Esse feedback é imprescindível para a jornada que estamos iniciando e em 2021, mais do que nunca, garantir o equilíbrio entre a jornada profissional e a pessoal de todos é nossa prioridade", finaliza Leonardo Raposo.


Imagens



Contatos